quarta-feira, 19 de março de 2014

FALLAS DE VALENCIA: UMA FESTA EM CHAMAS

Poderia se dizer que a Espanha é um país de festas. Cada estação do ano tem suas festas importantes e os motivos são os mais variados.
Em Valência ,na segunda quinzena de março , acontece uma revolução na cidade, que passa de tranquila a fervilhante ( literalmente!).
Estamos falando das “FALLAS DE VALENCIA” , uma festa popular , divertida ( para quem gosta de fogos…) e diferente.

                                                                                           FALLAS 2014

Fallas , querem dizer chamas , em valenciano. No catalão medieval, o termo falla servia para denominar os fachos que se colocavam no alto das torres de vigilância. Deriva do latim facula. No Llibre dels Fets (a primeira das quatro grandes crónicas de Jaime I), cita-se que as tropas do rei Jaime levavam falles para alumiar.
E a origem da festa , ainda que um pouco obscura, é muito simples: queima de restos das oficinas de carpintaria.
Há também quem diga que é uma evolução de rituais pagãos para celebrar o início da primavera no Hemisfério Norte e a temporada de colheita.

En el siglo XVI, Valencia usaba luces urbanas sólo en las largas noches invernales. Las lámparas de las calles colgaban de estructuras de madera, llamadas parots, y como los días se hacían más largos los ya no necesitados parots eran ceremoniosamente quemados el día de San José.
Lo que empezó como un día de fiesta dedicado a San José, patrón de los carpinteros, se ha transformado en cinco días festivos, una celebración multifacética que incluye el fuego. Valencia, una ciudad tranquila con una población de más o menos un millón de habitantes, crece hasta los tres millones de amantes del fuego durante Las Fallas. ( extraído do site www.donquijote.org )
 
A tradição de queimar os ‘parots’ foi evoluindo , acrescentando à eles caracterização de roupas e fisionomias conhecidas de pessoas do bairro. Daí o conteúdo satírico e burlesco ( burla en español, quer dizer deboche) de personagens famosos e políticos corruptos dos dias atuais. É uma forma de brincadeira ‘carnavalesca’ com certo tom politizado. ( poderíamos copiar, não?!)
                fallas-rajoy                      falla de valencia 2         
Hoje os ‘parots’ são chamados de ‘ninots’  que podem chegar a 30 metros e custar 400.000 euros . Geralmente são custeados pela associações de vizinhos e levam um ano inteiro para sua construção .
 
Los ninots permanecen en el lugar hasta el 19 de marzo, el día conocido como La Cremá. Empieza por la tarde cuando jóvenes con hachas hacen agujeros escondidos en las estatuas y las llenan de fuegos artificiales. La multitud empieza a corear, las luces de las calles se apagan y a los ninots se les prende fuego a las 12 en punto de la noche.
Cada año, uno de los ninots es salvado de la destrucción por el voto popular. Este se llama ninot indultat (ninot indultado) y es exhibido en el Museo del Ninot local con los favoritos de los años anteriores. ( extraído do site www.donquijote.org)
 
Em toda a semana das ‘fallas’ há várias atividades : corrida de touros, cavalgadas, desfiles, concursos de paella e as famosas ‘mascletás’ . É um espetáculo mais auditivo , quase como um concerto de cinco a sete minutos produzidos pelos ruídos e estouros das ‘bombinhas’. Durante os dias da ‘Cremá’ os petardos são estourados em todos os bairros e o mais famoso acontece às duas da tarde na ‘Plaza del Ayuntamiento’  que faz o solo tremer por uns dez minutos.
Durante as festas, o Conselho programa um castelo de fogos de artifício que se dispara, dependendo do dia, entre uma e uma e trinta da madrugada, na zona da Alameda, junto ao antigo leito do Rio Túria. O mais espetacular dos castelos é disparado na "noite do fogo" (nit del foc), entre os dias 18 e 19 de março, quando milhares de quilogramas de pólvora iluminam o céu da cidade, reunindo mais de um milhão de espectadores.
 

fallas_2013_3-300x300                                                                                                               ceballos-sanabria












Nenhum comentário:

Postar um comentário