segunda-feira, 7 de julho de 2014

Muita calma nessa hora

Em tempos de Copa em casa; invasão de torcedores estrangeiros ; tensão emocional dos jogos; manifestações políticas e politiqueiras; violência dentro de campo e fora dele : VÁ DE CONTRAFLUXO!
ESQUEÇA O ESTRESSE GERAL E PONHA EM PRÁTICA O MOVIMENTO SLOW E, MAIS QUE TUDO , MANTENHA-SE CALMO!

Então: Keep calm,  relaxa e goza o momento. Na primavera de 1939, quando a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra , o governo inglês decidiu imprimir cartazes para acalmar a população - três pôsteres no mesmo padrão design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do rei George VI, à frente do país na época.

Três versões foram enviadas à gráfica.Na primeira , as letras elegantes, a coroa e a frase: "Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória". Na segunda, o mesmo design e a mensagem: " A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força". Os dois primeiros pôsteres foram distribuídos em setembro do mesmo ano e rapidamente invadiram  paredes e janelas de lojas e vagões de trem. A terceira versão é aquela famosa. Só que os ingleses da época nunca viram o cartaz com a frase "Keep calm and carry on", pois ele foi guardado para ser exposto só em situação de crise ou de invasão - e acabou não sendo lançado.
Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o pôster foi descoberto e virou meme mundial : estava em um sebo na costa nordeste da Inglaterra, no meio de livros empoeirados. Ao encontrá-lo, a dona da livraria o enquadrou e o pendurou na parede- e o pôster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. A frase ganhou o mundo - talvez pelo conselho sensato, pela mensagem universal.

Então mantenha-se calmo e siga em frente .
 Vai pegar fila: leve um livro ou Mp3. Vai atrasar o voo: leve um edredom para dormir todo torto nas desconfortáveis poltronas dos aeroportos brasileiros. Não pôde viajar: desfrute a companhia dos amigos. Neymar fora da Copa 2014 : relaxe, os outros 22 jogadores darão conta do recado e se não der, seus problemas  continuarão os mesmos. 
Afinal a hora é de brincar e ser feliz!
O fato de você extravasar a frustração represada ou a indignação secular dos problemas intrínsecos brasileiros pode ser ricocheteada na sua direção.
Você pode escolher se vai entrar em campo e fazer um gol, se vai perder com dignidade, ou se vai ficar na arquibancada xingando o juiz. 
Não esqueça : A FESTA É NOSSA !




Obs: Texto revisitado de Vida Simples dez/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário