terça-feira, 22 de julho de 2014

As asas de Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón pintou sua dor com maestria.



13 de julho de 1954 morre cumprimentando a vida , e como seus quadros viveu em cores e com muita emoção.

Sandías con leyenda : Viva la vida, seu último quadro que resume sua passagem por este mundo , alegria de viver e cores para sonhar.

Frida teve sua vida marcada por dois grandes acidentes: um quando viajava de ônibus aos 19 anos que lhe fraturou a coluna em três lugares, a clavícula, três costelas, a perna e o pé direito; outro quando conhece Diego Rivera e se apaixona por sua obra e seus encantos.

Com o primeiro acidente vive sua vida sublimando a dor e as infinitas intervenções cirúrgicas que enfrentou, além da tripla fratura pélvica que lhe impediu de ser mãe. Com o segundo acidente conheceu a dor de amar alguém que seria um leal companheiro mas um marido infidelíssimo ( inclusive teve um romance com sua irmã, Cristina Kahlo ).






                 


Sua obra é atemporal e sem fronteiras, ainda que sempre levou o seu México no coração e nas cores fortes com que se retratava com frequência. Morou em Nova Iorque onde expôs trabalhos além de San Francisco e Boston, mas se sentia um pássaro longe do ninho e deprimida sem a presença de Diego Rivera com quem volta a casar em 1940. Regressa , no ano seguinte, ao México e pinta vários autorretratos.

Segue expondo suas pinturas pelos EUA  juntamente com seu interesse pela política e pelo comunismo.





O filme Frida tenta retratar não a pessoa vistosa, controversa, revolucionária mas a mulher que ama a vida , um amor incondicional acima e além da sua dor, um amor além da possessão quando se refere ao homem.


hayek.mp3


Com certeza se estivesse viva diria que gostaria de ser lembrada pela sua beleza interior capaz de recriar a dor e o desamor com arte e cores !

VIVA LA VIDA!


Um comentário:

  1. Pratique o espanhol lendo um conto passado no México de Frida Kahlo

    http://www.slideshare.net/tero13/libro-mxico

    ResponderExcluir