quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Um pé de quê : O que a moda tem a ver com o pau-brasil ?

O que a moda tem a ver com o pau-brasil ? A partir de quando o vermelho virou moda para a maioria dos "mortais" ? 

Imagina que você é uma perua do século XVI, no Reino de D.Manoel. Passou anos olhando os reis e os bispos desfilando de roupa vermelha na sua frente e nunca pôde usar a cor porque era exclusividade deles. Um dia , descobrem uma tinta muito mais barata e lançam no mercado um tecido igual ao vermelho dos reis. Você não ia querer? Claro , todo mundo queria. Foi o que aconteceu na Europa no século XVI.
O famoso "rouge" das maquiagens usadas pelas mulheres europeias era feito com o pigmento da madeira pau-brasil.

O vermelho ou o carmesim sempre trouxe ao mundo da moda um aspecto real , especial, algo diferenciado, talvez por ser uma cor anteriormente utilizada , somente, por reis e papas. O vermelho é moda até hoje, e inspirados nesta onda monástica Dolce & Gabbana lançaram na Semana de Moda em Milão, uma coleção inverno 2014 com forte apelo religioso da sua Sicília natal ( Catedral de Monreale ) , sendo o vermelho o grande carro-chefe.


                                                                Foto: Style.com


desfile dolce gabbana 2014

O que isso tem a ver com um texto sobre árvore?
Pois foi justamente uma árvore que instituiu a moda vermelha na Europa no século XVI : o pau-brasil


'Um pé de quê?' , projeto fantástico realizado pela TV Futura com a Pindorama Filmes mostra a riqueza da fauna brasileira e como ela faz parte do nosso dia a dia.

Começaremos pela primeira fonte de riqueza brasileira explorada ( muito , aliás!) pelos portugueses quando da sua chegada ao nosso território monumental, o famoso "pau-brasil".

A brasilina ou corante vermelho natural foi o primeiro produto destas terras e por causa desta árvore, o apelido Brasil pegou e a profissão brasileiro virou nossa nacionalidade.E o apelido anterior de Terra de Vera Cruz ( isso já é outra história!) já tinha sido substituído por Brasil definitivamente.
Nos primeiros 30 anos depois do descobrimento, o Brasil viveu exclusivamente de exploração do pau-brasil ( o Brasil não, Portugal , né?!). Até esse momento, a árvore foi a única coisa de valor que os portugueses encontraram aqui (menos mal...). O pigmento vermelho que tiravam dela estava virando um dos produtos mais procurados e populares da época.


Mas o pau-brasil não servia só para fazer tinta. É com sua madeira , muito dura e pesada, que eram fabricados os arcos para os violinos mais importantes das orquestras mais sofisticadas do mundo. Assim o pau-brasil ia se tornando cada vez mais valioso pois era exigida ( e ainda é ) a parte mais flexível, sem nó, reduzindo a 15% do tamanho da tora. 

Estima-se que para confeccionar um arco apenas, é necessário 1kg de madeira e quase 80% da toras de madeiras exploradas para esta finalidade são desperdiçadas. Menos mal que atualmente , organizações internacionais de preservação do meio ambiente juntamente com fazendeiros brasileiros e, através do 'Programa Pau- brasil' ,cultivam mudas com consciência da preservação para esta demanda de fabricação de violinos entre outros.

No século XIX inventaram a anilina,um novo produto, totalmente químico, de onde se podia tirar o mesmo vermelho do pau-brasil. Com esta maravilhosa e nova tecnologia, usar roupa tingida com pau-brasil já tinha virado coisa de selvagem ( selvagens que antenados já usavam o vermelho-brasil antes dele virar moda pela Europa).


A anilina decretou o fim da exploração da árvore mas já era tarde demais , pois as nossas matas, antes abundantes de pau-brasil em toda a sua extensão litorânea ( Ceará ao Rio de Janeiro), já estavam praticamente inexistentes. Até o fim do século XIX , os europeus derrubaram mais de dois milhões de árvores, 20 mil por ano, 50 por dia. Há quem diga que foram mais de 70 milhões de árvores de pau-brasil.

Em 1961 , o presidente 'vassourinha' Jânio Quadros decretou oficialmente o pau-brasil como árvore símbolo do País e o dia 3 de maio como Dia Nacional Do Pau-brasil.




Em junho de 2007 , foi aprovada a regulamentação do comércio desta árvore na Convenção sobre o Cites. Desde 1992 seu corte é limitado , mas agora há restrições no comércio internacional e necessidade de certificação.



Pau-brasil : árvore símbolo do país mesmo que você nunca tenha visto uma.


Você, por exemplo, já teve a oportunidade de conhecer um pé de pau-brasil pessoalmente?

Se gostou ...assista o vídeo da Pindorama Filmes by Regina Casé! Ou acesse Site um pé de quê


13 - Pau-Brasil from Pindorama Filmes on Vimeo.

Na próxima parada: um pé de cana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário